1953

1953 – O pré-projeto

Em 1953, a professora da Faculdade de Filosofia e secretária da Escola Mineira de Direito, Maria Terezinha C. Machado e Maria Sylvia C. Alvim professora do Colégio Sion e da Escola de Serviço Social, desenvolveram a ideia de criar uma escola, que além de ensinar o conteúdo didático com excelência, fosse capaz de formar cidadãos preparados para enfrentar a vida.

Tereza e Maria Sylvia aceitaram a sugestão do frei dominicao Henrique Marques da Silva e batizaram a escola de Santo Tomás de Aquino.

As fundadoras elaboraram  uma carta de apresentação da nova escola. Elas mesmas foram entregando porta em porta pelos arredores da escola.

As matrículas Iniciaram as matrículas em novembro de 1953.

1954

1954 a 1964

Começaram o ano de 1954 com 148 alunos matriculados distribuídos para o Jardim de Infância à 4ª série do Primário (hoje Ensino Fundamental).

A primeira sede da Escola Santo Tomás de Aquino foi na rua Guajajaras, 149, no centro de Belo Horizonte.

No dia 7 de março de 1954, foi celebrada por Dom Cabral uma missa e a bênção da casa que seria a primeira sede da escola Santo Tomás de Aquino.

Em 1957, a logomarca da ESTA foi criada pelas monjas beneditinas que bordaram a da ESTA.  Santo Tomás é considerado o Anjo das Escolas e carrega nas mãos uma estrela simbolizando sua sabedoria.

Já em 1958 a ESTA se mudou para as novas instalações na Rua Timbiras, 1778.

Em 1960, aconteceu a primeira saída a campo da 3ª série para Ouro Preto.

 

Demonstrando relevância entre o conhecimento teórico e prático, dinâmica pedagógica da escola, em 1962, a ESTA promoveu uma visita à hidrelétrica de Três Marias, ainda em construção.

 

Também em 1962, Dom Marcos escreveu o Hino da ESTA, sendo musicado pela professora Carmem Silvia Vasconcelos. Foi cantado pela primeira vez na Primeira Comunhão dos alunos do mesmo ano.

  

As fundadoras D. Tereza e D. Maria Sylvia levantaram recursos para adquirir o imóvel da rua Timbiras em 1963. A antiga casa foi reformada e ganhou uma arquitetura moderna mantendo o compromisso com a qualidade e com o bem-estar da comunidade escolar

1965

1965 a 1975

A primeira visita pedagógica fora do Estado de Minas Gerais ocorreu na recém-inaugurada capital brasileira –  Brasília. Grande feito histórico para a ESTA em 1965.

Em 1973, uma exposição de arte apresentou xilogravuras, pratos de cerâmicas e diversos desenhos feitos pelas crianças da ESTA. Essa exposição foi noticiada no jornal Estado de Minas.

Diversos jornais parabenizaram a ESTA pelos seus 20 anos de compromisso com a educação, em 1974. Neste mesmo ano, várias cartas escritas pelas famílias foram enviadas para a ESTA, reconhecendo e parabenizando pela excelência do ensino.

O presidente do Movimento Comunitário da Serra, Custódio Coelho, agradeceu aos alunos que arrecadaram donativos e roupas, demonstrando o compromisso com a Responsabilidade Social.

Entre os anos de 1965 até 1973, a ESTA tinha por volta de 500 alunos e a sede da rua Timbiras já não comportava a quantidade de alunos. Assim, em 1975 os lotes no bairro São Bento, em formação, foram adquiridos e iniciaram as obras da nova sede da ESTA.

Maria Sylvia e o arquiteto Glenn Clifford Hodgson nas obras da atual sede da ESTA.

Fachada da sede da ESTA no bairro São Bento – Belo Horizonte/MG.

1976

1976 a 1986

Em maio de 1976, D. Teresa e D. Maria Sylvia visitaram o acampamento Paiol Grande, com o objetivo de fidelizar os laços de amizade e companheirismo entre os alunos e alunas da 8ª série, atual 9º ano.

Por fim, no dia 28 de outubro de 1977, a nova sede da ESTA foi inaugurada com a presença do Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo, apresentação do coral Ars Nova e o prefeito da cidade, Luiz Verano.

Dois alunos do Fundamental II representam a ESTA e Minas Gerais no XII Congresso de Jovens Cientistas que ocorreu em São Paulo.

Entre os dias 22 a 28 de Outubro de 1977 foi realizada a ‘Semana da Escola’ – encontros de alunos, ex-alunos , familiares e autoridades.

Colocando o aluno como agente da produção de conhecimento, no dia 1º de junho de 1978, foi lançado o primeiro jornal interno da ESTA – Jornal “Documento”.

Como fruto da conscientização ambiental e ecológica, no dia 6 de outubro de 1978, alunos, alunas e comunidade escolar realizaram uma passeata em defesa da ecologia e em protesto contra a devastação das áreas verdes de Belo Horizonte. Após esse evento, o presidente do Instituto Estadual de Florestas, José do Carmo Neves convidou alunos, alunas e direção para formarem o Clube de Jovens Amigos da Natureza.

Em 1979, a ESTA comemora 25 anos de educação de qualidade e responsabilidade social. Na época, o Jornal Estado de Minas fez o convite para as celebrações na ESTA.

Mais um marco no campo da responsabilidade social em que a ESTA arrecada mais de duzentos livros e duas mil revistas em quadrinhos para serem enviados às creches próximas à escola.

Um dos ex-alunos da ESTA foi considerado o mais brilhante no ano de 1980, ganhando o título de Membro do American Engineering Department of Aeronautical and Astronautical da Universidade de Illinois – EUA.

A ESTA, comemorando 30 anos de existência e suas fundadoras são agraciadas com a medalha de honra da Inconfidência, concedida pelo então governador Tancredo de Almeida Neves.

Em junho de 1984, O GESTA, grupo experimental de teatro da ESTA apresentou a peça “Quem nunca comeu melado… tanto bate até que fura!”, baseado no folclore brasileiro.

As peças teatrais “Os Saltimbancos” e “Chapeuzinho Amarelo” também foram apresentadas pelo GESTA.

1987

1987 a 1997

A ESTA faz 35 anos, unindo experiência e inovação no fazer pedagógico. A comemoração foi marcada com apresentação da banda da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

O dia 25 de novembro de 1991 ficou marcado pela belíssima exposição “Formas e Contraformas” de diversos tipos de arte como Pontilhismo e Desestruturação. A ESTA valorizando a arte como processo de aprendizagem.

Em 1992, ex-alunos da ESTA organizaram um grande encontro de 24 anos de formados. O evento contou com a presença de antigos professores da instituição.

Em junho de 1993, a ESTA preparou-se para a implementação do Laboratório de Informática modernizando o processo de ensino e aprendizagem.

Em 1994, a ESTA faz 40 anos e comemora promovendo o seu I passeio ciclístico. Para fechar com chave de ouro a celebração, Maria Terezinha C. Machado e Maria Sylvia C. Alvim são agraciadas com a Medalha Santos Dumont, recebida das mãos do então governador Hélio Garcia.

O Grupo de teatro GESTA comemora 10 anos encenando grandes espetáculos e proporcionando aos alunos e alunas a visão do lúdico-cultural e aprendizado por meio da dramaturgia.

A ESTA recebe carta da Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais e Superintendência de Desenvolvimento do Ensino, parabenizando a instituição pelo projeto ‘Gente Consciente’ que abordou os ideais e feitos de Zumbi dos Palmares, sob o tema: Zumbi dos Palmares vai às Escolas, incluindo a comemoração dos 300 anos do Quilombo Zumbi dos Palmares, em 1996.

Em abril de 1997 é lançado “Estamos Aí”, editorial escrito e publicado pelos alunos e alunas da ESTA abordando o cotidiano e os eventos estudantis.

1998

1998 a 2008

O coral Cantores da ESTA realizou em 1998, uma linda apresentação na Prefeitura de Belo Horizonte, para o então prefeito Célio de Castro.

Em 1999, a ESTA recebeu a visita do grupo indígena Pataxós como fechamento do projeto pedagógico desenvolvido pelo Fundamental I e II, apresentando informações sobre a vida dos povos indígenas e sua diversificada cultura.

Os alunos da ESTA fazem apresentações musicais na Inauguração do Parque Ecológico da Barragem Santa Lúcia e a Escola se sente honrada em continuar fazendo parte da história do Bairro São Bento e da cidade de Belo Horizonte.

Em 2000 A ESTA participa do 1º Intercolegial Mercantil do Brasil de Futebol Society.

A Copasa reproduz uma cartinha desenvolvida por um aluno da 2ª série do Fundamental I, constando informações sobre a utilização da água e breves palavras para uma funcionária da limpeza. Esse material foi exposto em um informativo interno da Copasa.

Importante instrumento de enriquecimento pedagógico, os alunos da ESTA brilharam ao desenvolverem o projeto ‘XPTO, Descobrindo o Rio São Francisco”, em 2001.

O ano letivo de 2003, foi marcado com apresentação teatral dos alunos do 9º ano do Fundamental II.

Em 2004, A ESTA celebra seus 50 anos com diversas atividades: apresentações artísticas, encontros de ex-alunos, palestras, mesas redondas, com direito a participação de personalidades com Içami Tiba e Leila Ferreira. Para completar a festa, Maria Terezinha C. Machado é agraciada com o título de cidadã honorária de Belo Horizonte.

As comemorações pelo cinquentenário não pararam por aí. Uma missa celebrada pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, na Igreja Santo Inácio de Loyola, completou o período festivo da ESTA.

Em 2007, a ESTA perdeu D. Maria Sylvia Machado. Sempre será lembrada pela sua competência e seriedade profissional.

2009

2009 a 2019

Os 55 anos da ESTA celebram mudanças e reiteram a parceria de sucesso entre o conhecimento, a sustentabilidade e a responsabilidade social.

A ESTA inova a sua Festa da Família, que ocorreu em 2010. A confraternização que teve como tema ‘A cultura japonesa’, enfatizou os princípios da Escola de amizade, respeito e companheirismo.

Nesse mesmo ano, a parceria com a Juniors Achievement fortaleceu o empreendedorismo, que já era a marca da Escola. Alunos da ESTA que participaram do projeto denominado ‘Miniempresa’ foram muito bem-sucedidos, considerados como a melhor miniempresa Municipal, Estadual e Nacional, alcançando também ótima colocação no ranking de melhores miniempresas da América Latina.

Em 2011, sem perder a relação família, saúde e sustentabilidade, é lançado o grupo dos ‘Corredores da ESTA’.

O sucesso do projeto Miniempresa continuou! Os alunos da ESTA novamente foram premiados com o título de melhor miniempresa Municipal, Estadual e Nacional, alcançando o 4º lugar da América Latina – premiação que aconteceu em Bogotá, na Colômbia.

Em 2012, a ESTA implanta a Supervisão de Área, de acordo com os 4 eixos do conhecimento estabelecidos pelo Ministério da Educação: Códigos e Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Aprimorando a nossa proposta pedagógica, este projeto proporcionou aos nossos alunos uma preparação ainda mais qualificada para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O que é bom se repete! Em 2013, aconteceu a 4ª ESTA Cultural, projeto que objetiva o intercâmbio cultural e a formação de professores, colaboradores e parceiros por meio de palestras de vários temas ligados à educação.

As comemorações do aniversário de 60 anos da ESTA foram iniciadas com a 58º Semana de Arte, Cultura, Ciência e Festa da família realizada em outubro de 2013.

A ESTA completa 60 anos de muita história e tradição! Escrito por Tereza Machado, uma das fundadoras da Escola Santo Tomás de Aquino, é lançado o livro “ESTA é a nossa história”. Tivemos uma noite de autógrafos com a presença de alunos e ex-alunos, famílias, parceiros, professores e ex-professores, amigos, colaboradores e ex-colaboradores.

Momento muito gratificante que solidifica ESTA história!

Atenta às demandas do mundo digital e dentro do tema transversal escolhido pela Escola para o ano de 2015 – TECNOLOGIA –, a ESTA realiza palestras para responsáveis, alunos, professores e colaboradores com o tema: ‘Segurança e Ética na era da Internet’. Neste projeto, contamos com a parceria da advogada e professora, Patrícia Peck Pinheiro.

Todas as salas de aula do Ensino Fundamental ao Ensino Médio passaram a contar com computadores e monitores de grande porte conectados à Internet para que os professores possam complementar suas aulas com os melhores conteúdos didáticos disponíveis na Rede.

Ainda neste ano, dentro do Projeto ‘Responsabilidade e Empreendedorismo Social’ e em parceria com as ‘Obras Pavonianas de Assistência’, desenvolvemos projetos que permitiram aos nossos alunos atuarem como agentes transformadores da sociedade. Realizamos campanhas juntos a toda comunidade ESTA que culminaram com um bazar dentro das Obras Pavonianas. O bazar atendeu a mais de 300 famílias do Aglomerado Santa Lúcia.

Dentro do tema transversal deste ano – LETRAS – a Escola adquire um novo acervo de coleções e obras literárias. Inicia-se a informatização da Biblioteca, ressaltando a importância deste espaço dentro da Escola.

Em 2017, a ESTA apresenta seus novos investimentos e projetos: novo acervo da biblioteca, Equipes Esportivas de competição, GESTA (Grêmio Estudantil da ESTA), College Connection (Programa de preparação para alunos que tenham interesse em fazer graduação no exterior), reestruturação dos espaços da educação infantil tornando-os ainda mais lúdicos e interativos, aulas de robótica e programação (intra e extra curricular), dentre outros.

Em 2018, a ESTA, em parceria com a Cultura Inglesa, inova o currículo da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental com a implantação do Programa Bilíngue. Sabemos que investir na educação bilíngue desde a primeira infância traz, além do desenvolvimento linguístico natural, vários benefícios, como o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, garantindo que o aluno se comunique com desenvoltura e clareza.

Em 2019, a ESTA recebe o título de ‘Escola Referência Google for Education’ – primeira instituição educacional de Minas Gerais a receber este título e troféu. Mediante a muito empenho, todos os funcionários, equipe pedagógica, equipe docente, direção e discentes passaram a utilizar as ferramentas Google, destacando profissionais que contém a certificação L1, L2 e Innovation.

2020

2020 a 2023

A Instituição é certificada como uma das melhores escolas para se trabalhar em uma das mais reconhecidas pesquisas sobre clima organizacional, a GPTW. Foram alcançados resultados expressivos de satisfação, acima da média do ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Durante o período pandêmico, a ESTA não parou suas atividades pedagógicas bem como o seu compromisso com a educação. Em caráter especial, foi desenvolvido horários de aulas específicos para as turmas que passaram a contar com as aulas online por meio das ferramentas Google Meet e Classrooms.

Em outubro de 2020, a ESTA perdeu a última de suas fundadoras e diretora, D. Tereza Machado, carinhosamente chamada de Tetê. O velório e enterro se reservou aos parentes devido às normas de segurança da COVID-19.

O seu legado continuará, sempre!

Equipe pedagógica e docente aprenderam em pouco espaço de tempo a desenvolver aulas e vídeo aulas criativas para todas as faixas etárias escolares. Foi um período desafiador, entretanto de muito aprendizado.

Em processo de retorno das aulas presenciais, a ESTA passou pelo processo de aulas híbridas, acatando orientações das instituições responsáveis pelo município. A equipe docente passou por treinamento para gerenciar aulas presenciais e online, concomitantemente.

Em 28 de junho de 2021, o jornal Estado de Minas noticiou o retorno às aulas no sistema híbrido.

Em 2021, o Programa Bilíngue da ESTA é ampliado para o 8º ano do Ensino Fundamental. Inaugurado inicialmente para a Educação Infantil, o programa se destaca como um grande aliado na formação linguística, cognitiva e social dos alunos, e tem sido ampliado gradativamente, ano após ano.

Em março de 2022, o grupo Rede Inspira de Educadores adquire a Escola Santo Tomás de Aquino.

Prestes a completar quase sete décadas de sua fundação, a Escola Santo Tomás de Aquino (ESTA) tem à frente de sua direção, desde dezembro de 2022, a pedagoga Virgínia Coeli Bueno de Queiroz, reconhecida profissional na área de educação.